Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Como preparar um acampamento infantil Cristão


Importante e primordial!

Orar antes de qualquer planejamento pedindo a aprovação e orientação de Deus, para realizar um evento como este.

  • 10 Elementos principais:

1- Apoio do pastor local  e da congregação;
2- Planejamento;
3- Local adequado para suprir a necessidade de cada criança;
4- Uma equipe de apoio preparada e comprometida com o reino;
5- Seleção de um tema e texto base;
6- Trabalho em conjuto com os pais;
7- Planejamento financeiro;
8- Transporte seguro e apropriado para viagem, que ofereça conforto e tranquilidade;
9- Alimentação leve e balanceada;
10- Amor e dedicação a todos os processos.

Escolhido o local, é necessário avaliar de perto a estrutura , observando as instalações de cada ambiente e o que precisa para acomodar todos.
A equipe de apoio deverá está diretamente envolvida com a disciplina e com todos os processos realizados antes e durante o acampamento, tendo em vista a responsabilidade de ser exemplo para os pequeninos, serão instrutores e por isso deverão ter esses princípios, para cada duas crianças deverá ter um instrutor.
As refeições deverão ser leves e fortes para que as crianças possam aproveitar bem e não ter nenhuma indigestão.
Os horários são muito importantes, para que seja cumprida todas as tarefas, precisarão estarem atentas para as regras e dividir bem o tempo para aproveitar o máximo que poderem.
As regras deverão ser claras, objetivas e passadas de uma forma que despertem interesse e o compromiso de todos, uma gicana sempre agita e ajuda muito nesta questão dos horários.
O valor terá que ser de acordo com os gastos com alimentação, aluguel do local, transporte, material didático, lembranças e fundo de reserva para caso precise em uma emergencia.
O ideal é que tenha um ou dois carros disponíveis para qualquer eventualidade inesperada.

  • A Equipe de Apoio

Será divida em: equipe de limpeza,  cozinha, ornamentação, dormitórios, banhos, líderes para os quartos, cultos, lazer, oficinas e piscina. Todos estarão incubidos de manter a ordem, organização e disciplina, lembre -se os pequeninos estarão sobre a responsabilidade da equipe.
Serão necessárias algumas reuniões com a equipe de apoio para treinamento e organização do evento, assim como uma reunião com os pais para deixá-los informados de tudo que será feito.

  • Idade Ideal

Relativamente precisarão ser independentes, saber comer sozinhos, tomar banho e cuidar de sua higiene pessoal, então a idade ideal é de 6 a 12 anos.
Acontece de existir crianças que os pais não tem condições financeiras para pagar ou tem mais de um filho, então deverá ser feito um levantamento  dessas crianças e os irmãos que não tem filhos ou tem uma condição melhor poderá está adotando uma dessas crianças, que os pais não poderão pagar, sendo mantido o sigilo para que não haja constrangimento, os nomes não deverão ser divulgados nem para quem vai adotar, apenas a quantidade de crianças com esta dificuldade, a prioridade serão para aquelas crianças que estão sempre na EBD e em todos os eventos do departamento infantil.

Aconselhamos que  primeiro seja realizado um ACMPADENTRO, ou seja, um acampamento dentro da igreja local em um anexo ou uma casa próxima, para que seja avaliado os custos e esteja de acordo com a ralidade de sua igreja, nós optamos primeiro realizar um evento deste, fizemos uma pesquisa e durante três anos aconteceu um acampadentro em nossa igreja local em nosso anexo, para só depois fazermos um acampamento fora, o nosso 1° foi uma benção, colhemos muitos frutos e ganhamos a confiança de todos, nosso 1° tema foi: Sou amigo do planeta, abordamos o cuidado com o meio ambiente, fizemos uma gincana fantástica, falamos de animais em extinção, mudanças climáticas (suas causas), rios, mares, água potável e a reponsabilidade de cada um, mesmo ainda sendo criança de cuidar daquilo que Deus criou para nós, tivemos um resultado muito positivo.
O nosso pastor acompanhou tudo de perto e neste também, nos ajudando financeiramente e com apoio espiritual.

Então boa sorte e que Deus ilumine suas mentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário